História

A empresa “Caetano Raposo e Pereiras Lda.” – CRP- iniciou, a sua actividade em 14 de Outubro de 1932 na freguesia da Maia, ilha de São Miguel, onde mantêm até aos dias de hoje a sua sede.

 

Inicialmente era constituída por Virginio Caetano de Oliveira, João Raposo Eusébio Leite, Joaquim Pereira de Morais, Eugénio Pereira de Morais e Eugénio Pereira Furtado juntando-se, em1958, a este grupo João Teixeira de Medeiros.

A destituição deste grupo acontece quando, anos mais tarde, a quota total da empresa passa para o nome dos netos de Virginio Caetano de Oliveira.

 

Durante largos anos, foi gerente da empresa,” Eugénio Pereira de Morais sucedendo-lhe, neste cargo, João Raposo Eusébio Leite, mais tarde José Raposo Eusébio Quental, seguindo-se Nuno Eusébio de Quental e José da Costa Oliveira, exercendo este último as actuais funções de gerente da empresa.

 

Na década de 30, a empresa Caetano Raposo e Pereiras adquiriu, por trespasse, as camionetas de António de Medeiros – concessionário da carreira Achada / P. Delgada – e as de Manuel Cabral, que faziam a ligação Nordeste / P. Delgada.

 

Assim em 1932, a Caetano Raposo e Pereiras Lda. assegura a ligação Maia/Ponta Delgada através do seu primeiro veículo movido a carvão, tendo posteriormente adquirido outra viatura que ligava a Vila do Nordeste à cidade de Ponta Delgada.

 

Com estas aquisições, a empresa passou a ter o exclusivo do transporte colectivo na chamada “Linha-do-Norte”, o que até então não se verificava uma vez que Fernando Alcântara era um dos seus mais activos concorrentes, chegando a possuir um autocarro que ia até à freguesia da Maia.

 

Com o aparecimento dos primeiros veículos a gasolina a CRP adquire três viaturas desta feita com vista ao percurso Ribeira Grande/Ponta Delgada, contando até ao ano de 1952 com uma frota de 6 autocarros. Em 1953 com o aparecimento dos veículos movidos a gasóleo investe, na compra de dois motores para substituição em dois dos seus veículos que se moviam a gasolina.

Em 1958 a CRP investe na compra de 50% da quota da empresa “Auto-Viação Ribeiragrandense, Lda”, à empresa “Varela, Lda”, ao mesmo tempo que João Teixeira de Medeiros ingressa nos quadros da CRP levando consigo o restante valor empresarial da extinta “Auto-Viação Ribeiragrandense, Lda”, de que era sócio gerente.

 

Em 1982 a empresa disponha de 48 autocarros das marcas “Mercedes”, “Volvo” e “AEC” e de aproximadamente, 120 empregados. Possuía ainda uma oficina em Ponta Delgada, duas garagens na Maia e outras no Pico da Pedra, Ribeira Grande e Rabo de Peixe